sexta-feira, 20 de abril de 2012

Artigo de Bruno Alves: SECA NA BAHIA


Imagem inline 2

A Bahia enfrenta uma das piores secas dos últimos anos. Vale ressaltar que nosso estado faz parte do polígono das secas, onde não possui boa regularidade de chuvas, sendo assim, deveria ser objeto de constantes investimentos do poder público, para minimizar os problemas derivados do prolongamento da estiagem.

Como bem diz o presidente do Democratas Bahia, José Carlos Aleluia, “A questão não é mudar o clima, é se preparar para conviver com ele”. Ou seja, falta planejamento no governo Jaques Wagner.

Infelizmente o governo do PT em seis anos de mandato, não deu a devida atenção ao problema que atinge o semi-árido baiano. Governos anteriores, fizeram barragens como Pindobaçu, Pedras Altas, França, Aimpim, Ponto Novo, Apertado, Bandeira de Melo, Santana e Cristalândia. Quantas barragens foram construídas no governo Jaques Wagner? O que fez o PT em seis anos de governo para minimizar os efeitos da seca?

Hoje percebemos que o programa Água para Todos não condiz com a propaganda do governo, mais um engodo do PT. Segundo o mesmo, o programa em janeiro de 2010 já atingia 390 dos 417 municípios baianos, hoje para nossa tristeza o semiárido baiano formado por 266 cidades, 199 estão em estado de emergência. A conta não bate! Só na matemática do governo.

É necessário enfrentar o problema de frente. A seca não será solucionado com propaganda, mas sim com planejamento e ações constantes. Não podemos aceitar que o problema aconteça, para depois tentar buscar uma solução, ainda mais sendo a seca em nossa região, um problema já conhecido.

Caso a Bahia da propaganda do governo mostrasse a verdadeira Bahia, nós baianos estaríamos muito felizes, contudo existe um abismo incomensurável entre a Bahia da propaganda e a triste Bahia do governo Jaques Wagner.

3 comentários:

  1. O ruim da seca é que a única possibilidade que os pequenos agricultores tem, é a fé em algum santo. No campo oficial não existe nada novo. Barragens, cisternas, produtos adequados, estoques para alimentar o gado... triste é saber que soluções poderiam ser implementadas, com humildade, se houvesse interesse real na solução dos problemas e não no imediato ganho aumentado na propaganda.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, o governo do estado não dispõe de um bom quadro no minimo técnico, as ações são fracas quando existentes e a pior parte é a falta de investimentos em areas que são urgentes sempre, pois o problema da seca não é novo, o clima não pode ser mudado como dito no texto acima, mas o sofrimento da população poderia e pode ser diminuído com ações enérgicas no combate a seca... Não sei Bruno Alves, mas se você já notou há no combate a seca algo que também preocupa, em cenário nacional, a pane seca dos bombeiros... falta de equipamentos, de pessoal.

    ResponderExcluir
  3. paulo david de abreu28 de abril de 2012 às 19:13

    ao final desse periodo seco ao qual emfrentamos pouca coisa vai restar ... estamos no mês de abril ou seja, o nolmal era estar chovendo aqui, ms o que se vê é um cenario desolador, vejo muitos dizendo,"deus vai nos ajudar"... deus sempre ajuda, ms nós estamos colhendo o que plantamos e ñ adianta chorar o leite derramado, infelismente fechamos a porta depois que o ladrão entrou, assim sera...
    "Não sou um homem sem fé, sou um homem realista, a melhora só vem do pai, e nós não soubemos zelar aquilo que ele nos deu,aguentemos as consequências"

    ResponderExcluir