quinta-feira, 30 de junho de 2011

Militante Democratas Bruno Alves convoca a juventude para o desperta na cena politica.


Neste sábado dia 2 de Julho comemoramos a independência da Bahia, marco histórico para o povo baiano e brasileiro, mostrando assim o desejo de emancipação junto a Portugal.

Aproveitando esse momento histórico de conquista e emancipação venho aqui abraçar os jovens baianos para o despertar perante sua importância para a política baiana e brasileira, nós somos aqueles que tantos esperavam esse é nosso momento, vamos mostrar nossa capacidade de renovação, renovação está que é um dos pontos críticos da vida pública nacional, não apenas por sermos jovens, mas principalmente por termos novas idéias.

Independente de questões partidárias e ideológicas esse é o momento de traçarmos novos caminhos, pois precisamos de representantes do povo que sejam capazes de enfrentar as ameaças do futuro, e não que se apegue teimosamente às idéias do passado, afinal de contas somos jovens e sempre nos será cobrado novas idéias.


Políticos e militantes Democratas participam do 2 de Julho.


“Preservar os símbolos e tradições da Bahia é um compromisso histórico do Democratas, que estará presente ao lado do povo baiano, comemorando o 2 de Julho, a festa cívica da Independência da Bahia”, afirma o presidente estadual do partido José Carlos Aleluia.


De retorno a Salvador, nesta sexta-feira (01), depois de ter participado nesta semana de eventos políticos internacionais em Bruxelas, na Bélgica, e em Washington, nos Estados Unidos, Aleluia convoca os políticos e a militância do Democratas para a concentração que será iniciada a partir das oito horas, no posto de combustíveis ao lado do Largo da Lapinha.


A Juventude Democratas está mobilizando a militância. “Vamos aproveitar o 2 de Julho para mostrar nossa capacidade de renovação, não apenas por sermos jovens, mas principalmente por termos novas idéias”, diz o militante Bruno Alves. Como em todos os anos, os representantes e simpatizantes do partido acompanharão o cortejo cívico animados por uma banda.


Na viagem aos Estados Unidos, ao lado do presidente nacional do Democratas, José Agripino Maia, o também presidente da Fundação Liberdade e Cidadania, José Carlos Aleluia, esteve com o presidente do Comitê Nacional do Partido Republicano, Reince Priebus. Neste encontro ficou acertada a vinda do norte-americano ao Brasil para discutir cooperação estratégica entre os dois partidos e seus institutos de formação política.


Fonte: Imprensa Democratas


DEM aproveitará Dois de Julho para mostrar “novos quadros”.

Apesar do êxodo de políticos pertencentes à sigla democrata nos últimos meses, o partido que já comandou a Bahia por quase duas décadas - ainda como PFL - pretende utilizar do tradicional cortejo do Dois de Julho, neste sábado, para mostrar seus novos quadros e o “rejuvenescimento” da legenda. Capitaneados pelo presidente estadual José Carlos Aleluia e pelo deputado federal ACM Neto, a Juventude Democrata promete mobilizar a militância e demonstrar que o partido segue representativo entre jovens baianos. “Vamos aproveitar o Dois de Julho para mostrar nossa capacidade de renovação, não apenas por sermos jovens, mas principalmente por termos novas idéias”, declarou Bruno Alves, militante negro de Pau Miúdo, que recentemente se envolveu em uma polêmica após o deputado federal Nelson Pelegrino (PT) afirmar que ele estaria “sendo usado” para dar um ar “de periferia” ao grupo oposicionista.

Fonte: Bahia Notícias

ACM Neto diz que PT tenta desviar foco de MP “escandalosa”.


O deputado federal ACM Neto (DEM) declarou, em nota, que em nenhum momento agiu com desrespeito à deputada Rose de Freitas (PMDB-ES) na condução dos trabalhos na sessão plenária de anteontem, quando ocorria a votação dos destaques da Medida Provisória 527/11, sobre a flexibilização das licitações para as obras da Copa do Mundo de 2014. Neto informou que a parlamentar “tentou passar por cima do Regimento Interno ao continuar a sessão depois do término de sua duração, suprimindo os direitos da minoria, e, por isso, recebeu os protestos de toda oposição”. “Protestei, como sempre faço e farei com quem quer que esteja conduzindo os trabalhos quando estiverem tentando atropelar a oposição, mas sem apelar para ofensas”, disse. Ele concluiu afirmando que costuma defender seus pontos de vista com veemência, “mas sempre de forma respeitosa”. “Não adianta tentarem desviar o foco da discussão. Vamos continuar defendendo nossas posições com convicção, mas mantendo sempre o nível do debate”, afirmou.

Fonte: www.politicalivre.com.br

Neto critica regime de contratações para a Copa


O líder do Democratas na Câmara Federal, deputado ACM Neto, criticou o Regime Diferenciado de Contratações da Copa e das Olimpíadas (RDC) que foi votado ontem (28) em plenário. Para ACM Neto, o atual texto viabiliza o risco do Brasil ficar sem a Copa do Mundo e as Olimpíadas. O líder democrata argumentou que o atual governo foi "ineficiente, incompetente, despreparado e dormiu no ponto". "O atual governo, que é uma continuação do anterior, assistiu o Brasil receber a incumbência de realizar os jogos em 2007 e, de lá para cá, nada fez. Foi incapaz de tirar do papel obras de recuperação dos aeroportos e acelerar os estádios". Para o democrata, a Copa e as Olimpíadas podem ocorrer sem que "a Lei de Licitações (Lei 8.666) seja rasgada e sem que a imoralidade e a corrupção tenham aberta a porta de entrada no país".

ACM Neto argumentou que a possibilidade do projeto de contratação integrada não conter um projeto básico é "voar no escuro". "O governo acreditou que fôssemos engolir os orçamentos sigilosos, por isso defendeu com tanta veemência os sigilos. O governo queria dar poderes à FIFA e ao COI para determinar que, se uma obra precisasse ser aditada em 100% ou 400%, assim seria", indignou-se. "Isso é dar mais poderes à essas entidades do que o próprio governo federal possui, fere a soberania nacional".

ACM Neto criticou também a falta de clareza em relação às remunerações variáveis (empresas receberão remuneração variável por desempenho). O democrata alertou que a presidente quer estender esse benefício para todas as obras, inclusive depois da Copa. "Hoje (ontem), em plenário, estamos diante da possibilidade de evitar que a Copa e as Olimpíadas sejam a porta de entrada para a corrupção. Eu quero os jogos no Brasil. Mas rechaço sob todas as formas, a viabilização da corrupção para tais fins", concluiu.

Fonte: www.acmneto.com.br



TSE define calendário para eleições de 2012


O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovou nesta terça-feira (28) o calendário eleitoral para as eleições municipais de 2012. O plenário do tribunal definiu que o primeiro turno será realizado em 7 de outubro. Nos municípios onde a disputa chegar ao segundo turno, o novo pleito acontecerá no dia 28 do mesmo mês. No ano que vem, candidatos disputam os cargos de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Informações da Folha.

Os partidos que ainda estão em formação só poderão participar das eleições de 2012 se cumprirem todos os requisitos e obtiverem o registro no TSE um ano antes do pleito, ou seja, 7 de outubro de 2011. Os requisitos incluem, por exemplo, a coleta de quase 500 mil assinaturas - reconhecidas em cartório - em pelo menos nove Estados brasileiros, e a publicação do estatuto da legenda no "Diário Oficial" da União.

Individualmente, todos os candidatos que desejam concorrer precisam regularizar sua filiação partidária até a mesma data, além de transferirem seu domicílio eleitoral para a circunscrição onde pretendem disputar o cargo. A partir de 1º de janeiro de 2012, todos os órgãos de administração pública ficam proibidos de distribuir bens, valores ou benefícios de forma gratuita, e os institutos de pesquisa ficam obrigados a registrar seus levantamentos.

Candidaturas - As convenções partidárias para definir candidatos serão realizadas entre 10 e 30 de junho de 2012. O registro dos candidatos lançados pelas legendas deverá ser feito até 5 de julho. O Ministério Público e outras entidades, como os próprios partidos, têm o prazo de 18 de julho para impugnar o registro dos candidatos ao pleito.

A primeira prestação de contas parcial deve ser entregue à Justiça Eleitoral até 6 de agosto. Um mês depois, em 6 de setembro, termina o prazo para a segunda prestação de contas. A terceira e última prestação deve ser entregue até 6 de novembro. Os candidatos que participarem do segundo turno devem entregar um quarto do relatório até 27 de novembro. Os relatórios devem detalhar todos os recursos recebidos para financiar a campanha.

Os horários reservados no rádio e na TV para a propaganda eleitoral gratuita começam numa terça-feira, 21 de agosto de 2012. A propaganda será veiculada diariamente até 4 de outubro, três dias antes do pleito. A partir dessa data também fica proibida a realização de debates no rádio e na TV e de reuniões públicas ou comícios. Em 5 de outubro, termina a divulgação de propaganda em jornais impressos e, dia 6, as propagandas presenciais, a distribuição de material gráfico e a promoção de carreatas. Nos municípios onde houver necessidade de um segundo turno entre os dois candidatos ou candidatas mais votados para a prefeitura, a propaganda fica permitida entre 8 e 26 de outubro.

Eleitores - Os eleitores que necessitarem alterar seu domicílio eleitoral ou requerer inscrição no sistema eleitoral têm até 9 de maio de 2012 para fazê-lo. Quem tem necessidades especiais também deve pedir transferência para uma seção eleitoral especial até esse dia. O eleitor que não comparecer às urnas no primeiro turno deverá justificar a ausência à Justiça até 6 de dezembro. Já quem deixou de votar durante o segundo turno precisa apresentar a justificativa até 27 de setembro.


Fonte: www.acmneto.com.br


quarta-feira, 29 de junho de 2011

‘Nosso manequim é conservador’, diz senador do DEM



O líder do DEM no Senado, Demóstenes Torres (GO), defendeu que seu partido deveria assumir um “manequim conservador” para se recuperar da perda de filiados para o PSD. “O rótulo ‘direita’ ficou agregado a alguns monstros do passado que nada têm a ver com a direita democrática”, afirmou, numa referência ao regime militar (1965-84). Ele defendeu que seu partido tente impedir, na Justiça, a criação do PSD, partido do prefeito Gilberto Kassab.

Fonte: Folha

Comissão aprova fim de coligações partidárias em eleições proporcionais

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (29) proposta de emenda à Constituição que coloca fim às coligações partidárias nas eleições proporcionais, que elegem deputados e vereadores.


Também foi aprovado que proposta de emenda à Constituição ou projeto de lei aprovado no Congresso que altere o sistema eleitoral brasileiro deverá ser aprovada por referendo antes de entrar em vigor.


As duas propostas foram apresentadas pela Comissão da Reforma Política e ainda seguem para votação no plenário da Casa.


ColigaçãoO texto da PEC 40/2011 admite coligações apenas em eleições majoritárias, que elegem presidente, governador, prefeito e senador. A proposta mantém a não obrigatoriedade de vinculação entre as coligações em âmbito nacional, estadual, distrital e municipal e mantém autonomia dos partidos para estruturação e organização interna.


Fonte: G1

Site de órgão do governo da Bahia hospeda filmes pornôs



Possivelmente haqueado, o site oficial do Instituto de Gestão das Águas e Climas da Bahia (Ingá), autarquia do governo do estado, que tem Júlio Mota como diretor geral, em uma provável invasão de piratas virtuais, possui em seu servidor um grande acervo pornográfico, contendo desde manual do Kama-Sutra até filmes de zoofilia. Quem hospedou os arquivos, parece ter um gosto eclético, pois podem ser encontradas músicas em formato mp3 de Caetano Veloso, Frank Sinatra e até Restart. O Bahia Notícias teve acesso aos arquivos, que podem ser acessados clicando aqui e aqui (se você for maior de 18 anos, claro). O site, que deveria fornecer somente informações de interesse público, armazena arquivos de foro íntimo e interesse privado, além de conteúdo supostamente pirateado. A reportagem tentou entrar em contato com Júlio Mota, bem como com o programador do website, mas não obteve êxito.


O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), autarquia do Governo da Bahia, informa que o conteúdo não autorizado e divulgado no site do extinto Ingá, na noite desta terça-feira (28), conforme noticiado em primeira mão pelo Bahia Notícias (ver aqui), não aconteceu em virtude de um ataque externo. A Prodeb, empresa responsável pela hospedagem do site, confirmou que a origem da inserção dos dados aconteceu através da utilização de conta e senha de usuário interno. O principal suspeito de disponibilizar as pornografias no website, que continha desde uma versão virtual do Kama Sutra até filmes com zoofilia, é Luis Carlos Batista de Cerqueira, desenvolvedor de internet do órgão governamental. Ele foi afastado das suas funções, até a verificação das denúncias. Uma sindicância foi aberta para apurar o caso. Ainda de acordo com o Inema, o site do Ingá foi temporariamente suspenso.


Fonte: Bahia Noticias

TCM manda Maria Luíza devolver R$ 392 mil

Durante a sessão ordinária do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), realizada no último dia 21 de junho, os conselheiros decidiram condenar a deputada estadual Luiza Maia (PT) a pagar uma multa no valor de R$ 5 mil e ressarcir aos cofres públicos a quantia de R$ 392.357,42, referente a irregularidades nas contas públicas da Câmara Municipal de Camaçari, durante o exercício de 2007, quando a primeira-dama ainda ocupava o cargo de presidente do Legislativo.

No mês passado foi o prefeito Luiz Caetano (PT) quem foi condenado pelo TCM a devolver mais de R$ 2 milhões aos cofres públicos. Na ocasião, o vereador Elinaldo (DEM) chegou a dar entrada em um requerimento pedindo a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar os gastos do Executivo.

Para Elinaldo, a fiscalização dos gastos com o dinheiro público é o papel principal dos vereadores. “Nós fomos escolhidos pelos eleitores para fazermos o nosso papel de fiscalizadores. Precisamos colocar as nossas obrigações acima de qualquer tipo de relação política e pessoal”, diz.

Constituição – Apesar dos comentários de que o posto de pré-candidato a prefeito de Camaçari seria da deputada estadual Luiza Maia (PT), a possibilidade da empreitada já está descartada. Isso porque o artigo 14 da Constituição Federal, em seu artigo sétimo, não permite tal investida, já que a parlamentar é esposa do prefeito.

Para o vereador Elinaldo (DEM), o impedimento de uma possível candidatura da deputada é uma boa notícia para Camaçari. “Nosso município precisa de novas lideranças. Camaçari não precisa de um projeto familiar, onde só os parentes do prefeito comandam e não resolvem os problemas da população. Esse monopólio não seria nada bom para os camaçarienses”, diz.

A Constituição diz que “são inelegíveis, no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes consanguíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, do Presidente da República, de Governador de Estado ou Território, do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem os haja substituído dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição”.

Fonte: Camaçari Urgente


Câmara conclui votação da MP da Copa com mudanças no texto-base


Foi retirado artigo que previa 'superpoderes' à Fifa e ao COI.

Relator adicionou à MP que órgãos terão acesso permanente a orçamentos.



O plenário da Câmara dos Deputados concluiu, na noite desta terça-feira (28), a votação da medida provisória 527/11, que prevê a flexibilização das licitações para obras da Copa. O projeto agora será encaminhado para votação do Senado.

Após a rejeição de emendas apresentadas pela oposição, o relator apresentou três propostas de alteração no texto-base para faciltar a aprovação.

A principal alteração foi a retirada do artigo que concede "superpoderes" à Federação Internacional de Futebol (Fifa) e ao Comitê Olímpico Internacional (COI). No texto-base, um dos pontos autorizava Fifa e COI a fazer mudanças em projetos e execução de obras voltadas à Copa.

"É uma medida que ajuda a dar sustentabilidade mais moralizadora ao projeto", disse o relator da matéria, deputado José Guimarães, sobre a aprovação da emenda que prevê a retirada do artigo que concede "superpoderes" à Fifa e ao COI.

Outras duas mudanças, feitas pelo relator José Guimarães (PT-CE), tratam do sigilo dos orçamentos das obras. A palavra "permanentemente" foi acrescentada na forma como os órgãos de controle poderão acessar informações de orçamentos das obras.

A medida também cita nominalmente o Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria-Geral da União (CGU) e Ministério Público (MP) como órgaos que poderão ter acesso ao orçamento das obras. “Aprimorar o texto é fundamental”, disse o relator.

O líder do DEM, ACM Neto (BA), disse que a oposição concordou com as mudanças no texto-base feitas pelo governo por uma exceção. “ A oposição está acatando, mas registra que é uma exceção. Ela torna o texto menos pior e temos um compromisso com o Brasil de tornar o texto menos pior”, disse o deputado.

Ao final da votação, o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), agradeceu o apoio dos parlamentares para a aprovação da medida. Ele, o relator da matéria, e o líder do PT, Paulo Teixeira (PT) se abraçaram no plenário.

Sigilo

Durante a discussão da MP na Câmara, no começo de junho, o governo federal inseriu no texto da MP um dispositivo que possibilitava o sigilo dos orçamentos das obras, com o objetivo de evitar a formação de carteis entre as empresas. A oposição divergiu durante toda a votação.

A MP já havia sido aprovada em 15 de junho. Na noite desta terça, foram votadas emendas da oposição que pretendiam alterar o texto da medida provisória. Todas as emendas apresentadas pela oposição foram rejeitadas.

Destaques rejeitados

O PSDB e DEM tentaram barrar a proposta por meio dos destaques, mas todas as emendas acabaram rejeitadas. Dos oito destaques apreciados de forma nominal, dois foram do DEM e três do PSDB. Os cinco destaques alteravam o regime de licitações para a Copa.

O primeiro destaque, do DEM, queria a retirada inteira do primeiro capítulo do texto, que é o que cria o Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) para licitações destinadas a obras dos jogos esportivos.

Um destaque do PSDB, por exemplo, pedia a retirada do artigo 9º, que prevê a contratação integrada de serviço. Este regime permite que uma única empresa fique responsável por todas as etapas de uma obra, desde o projeto básico e executivo até a entrega da obra.

Outros dois destaques alteravam as formas de contratação na Secretaria de Aviação Civil, cuja criação era o tema original da medida provisória. O RDC foi inserido no texto da medida provisória posteriormente.

Fonte: G1


terça-feira, 28 de junho de 2011

Aleluia defende Estado voltado para saúde, educação e segurança



“O Democratas mantém os mesmos princípios e a determinação de construir uma nação onde o Estado seja regulador e não protagonista em áreas em que a iniciativa privada é mais competente e tem mais a contribuir com o Brasil”, explica o presidente do partido na Bahia, José Carlos, sobre o posicionamento político do Democratas diante da discussão que vem sendo travada na imprensa.


Para Aleluia, que ontem participou, ao lado do presidente nacional José Agripino Maia, da reunião do Comitê Executivo da Internacional Democrata Centrista – IDC Internacional, em Bruxelas, na Bélgica, e hoje está em Washington, capital dos Estados Unidos, em novo evento político, o entendimento do Democratas é que o Estado deve cuidar prioritariamente da educação, da saúde e da segurança dos brasileiros.


Como disse em entrevista ao jornalista Merval Pereira, do jornal O Globo, Aleluia ratifica que, a partir da criação da Frente Liberal “que viabilizou a transição pacífica dos governos militares, através da eleição de Tancredo Neves”, o então PFL e agora Democratas nunca pretendeu se situar à esquerda do espectro político, nem sequer se confundir com a social democracia.


“Na verdade, ocupamos um papel central na vida política do país, assegurando a convocação da Assembléia Constituinte, compromisso que havíamos assumido no processo de abertura; alertando a Nação para os retrocessos que a Carta inseria e corrigindo-os, quando se apresentou a oportunidade”, explica o ex-deputado federal, atualmente também presidente da Fundação Liberdade e Cidadania.


Mas, na avaliação de Aleluia, há um congestionamento de partidos, como se todo mundo jogasse pendurado na esquerda. “Virou moda dizer ‘sou de esquerda'. Mas não é isso que o brasileiro pensa", diz. Para o presidente estadual do Democratas, o partido, embora tenha que ocupar o espaço que abriga a direita, deve evitar a adjetivação. "Mas não coloco objeção a companheiros que queiram colocar”, comenta.



Fonte: Imprensa Democratas

Bahia Norte inicia cobrança de pedágio na estrada Cia/Aeroporto



A Concessionária Bahia Norte informa que à zero hora do próximo dia 02 de julho dará início à operação da praça de pedágio localizada na CIA/Aeroporto. O valor da tarifa básica é de R$ 2,60 para automóveis (veículos leves), conforme definido no contrato de concessão assinado com o Governo do Estado da Bahia.

Em nota distribuída nesta segunda-feira (27), a Bahia Norte informa que a operação da praça começa após ”o investimento de R$ 90 milhões em obras de melhorias nas rodovias do Sistema BA-093, e do início da duplicação da CIA/Aeroporto, cujas obras já estão sendo executadas”.

Para os motoristas que trafegarem entre a praça da CIA/Aeroporto e a praça já em operação na Via Parafuso, haverá uma situação diferenciada. Embora o usuário passe por duas praças, o pagamento da tarifa será feito em apenas uma. Seguindo de Salvador para Camaçari, ao pagar a tarifa da praça CIA/Aeroporto, o usuário receberá um recibo de pagamento e um ticket com código de barras.

O ticket deve ser entregue em até 2 horas na praça da Via Parafuso, liberando a passagem sem a necessidade de novo pagamento. No sentido inverso (de Camaçari para Salvador), este procedimento se repetirá, com pagamento somente na praça da Via Parafuso e entrega do ticket com código de barras na praça da CIA/Aeroporto.

Até o dia 1º de julho, antes do início da cobrança, a Bahia Norte fará simulações da operação na praça para que se possa avaliar o comportamento do tráfego e providenciar os ajustes necessários. Nestes dias não será cobrada a tarifa e os funcionários da Bahia Norte distribuirão folhetos com informações sobre a Concessionária e o Sistema BA-093. Esta será a abertura da quinta e última praça que opera no sistema. Já estão funcionando as praças localizadas no Km 08 da BA-093 (Simões Filho); no Km 08 da BA-535 (Via Parafuso) e Km 11 da BA-524 (Canal de Tráfego) e no Km 44 da BA-093 (Mata de São João).


As informações foram publicadas pelo site do Jornal da Mídia.






Debate Fala Bahia com Pelegrino e ACM Neto

Nesta sexta, 1º de julho, tem confronto político no estúdio da Bahia FM, com mediação de Emmerson José .


Passada a folia dos festejos juninos o Debate Fala Bahia, da Bahia FM (88,7), volta com toda força nesta sexta-feira, 1º, às 18h. Desta vez, o âncora Emmerson José vai mediar o confronto político entre os deputados federais Nelson Pelegrino (PT) e ACM Neto (DEM). O ouvinte pode participar, com perguntas ao vivo, pelo 3535-0050.

O petista e advogado Nelson Pelegrino é o provável candidato do Partido dos Trabalhadores à sucessão de João Henrique (PP), no Palácio Thomé de Souza. ACM Neto, que também é advogado, desponta com um possível nome do Democratas papa a disputa pela prefeitura de Salvador em 2012.


Fonte: Fala Bahia

Governadores temem custo de novo piso para policiais


Governadores temem os custos da eventual aprovação da emenda constitucional que cria um piso salarial para policiais e bombeiros em todo o país.

Em Pernambuco, o governo de Eduardo Campos (PSB) disse que só irá concordar com a emenda se o governo federal pagar a diferença salarial.

O secretário de Imprensa, Evaldo Costa, alegou que os governadores não podem ter aumento de despesas sem ter receita para cobrir o custo.

O governo da Bahia, do petista Jaques Wagner, estimou que a aprovação da PEC terá impacto anual superior a R$ 1 bilhão nas contas do Estado e tornará impossível o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.

O salário inicial na Bahia é de R$ 2.101.

O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), apoiou a discussão, mas disse que a emenda trará um problema financeiro ao Estado.

O Rio Grande do Sul paga um dos salários mais baixos do país a policiais, R$ 1.100.

CONGRESSO

Apesar da resistência de governadores, deputados da base são maioria entre os que propõem votação imediata da emenda, aprovada em primeiro turno em 2010.

Desde que o texto chegou ao plenário, 71 parlamentares pediram a inclusão dele na ordem do dia, uma forma de pressionar pela votação.

Entre os autores dos pedidos, 50 são da base aliada --70% do total.

Inicialmente, o texto igualava os salários aos do Distrito Federal, onde o piso é o mais alto do país e supera os R$ 5.000. Hoje, defensores da PEC querem piso de pelo menos R$ 3.500.

O governo federal já estimou custos de R$ 46 bilhões anuais se os salários fossem equiparados aos do DF. A partir de agosto, uma comissão rediscutirá o piso.


Fonte: Folha.com



Inadimplência sobe em maio, e cheque especial lidera alta de juro

As condições de financiamento tiveram nova piora por conta das medidas anunciadas pelo governo desde novembro para segurar o consumo e a inflação.

Pesquisa mensal do Banco Central mostra que os juros bancários subiram pelo 6º mês consecutivo em maio.

Nesse período, a taxa média para empresas e consumidores passou de 34,8% para 40% ao ano, maior desde fevereiro de 2009, quando estava em 41,3% ao ano. A inadimplência subiu pelo segundo mês, para 5,1%.

O custo do crédito ao consumidor ficou estável em relação a abril, em 46,8% ao ano. Para as empresas, subiu para 31,1% ao ano.

Entre as linhas detalhadas pelo BC, o destaque foi a alta do cheque especial, que subiu 25 pontos percentuais em 12 meses, para 185,4% ao ano, maior desde abril de 1999.

Nos últimos 12 meses, o crédito cresceu 20,4%. No mês passado, a expansão foi de 1,6%. O estoque de financiamentos chegou a R$ 1,8 trilhão (46,9% do PIB).

Em relação aos novos empréstimos, houve queda de 5,3% na comparação entre abril e maio pela média diária.

Segundo o BC, o crédito bancário manteve a trajetória observada desde o início do ano, registrando em maio "desempenho equilibrado", nos empréstimos com e sem subsídio e nos segmentos pessoa física e jurídica. Também houve equilíbrio entre bancos públicos e privados.


Fonte: Folha

Democratas quer impugnar convenções do PSD


O DEM prepara mais uma etapa de contestação judicial à criação do PSD. Depois das assinaturas, agora a ideia é impugnar as convenções que o partido deve realizar a partir do próximo fim de semana. O argumento é que, no papel, não há nem sigla nem filiados que legitimem os encontros. O ex-deputado Saulo Queiroz rebate dizendo que o PSD cumpre as determinações do TSE.

Para conseguir tirar o partido do papel, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab – principal articulador da nova legenda –, precisa do apoio de 490,3 mil eleitores. As assinaturas devem ser colhidas em, pelo menos, nove estados. Porém, denúncias de irregularidades na coleta dessas assinaturas podem atrapalhas os planos de Kassab. Entre as suspeitas está o uso da máquina da prefeitura de São Paulo para recolher apoio à criação do novo partido e até a inclusão de nomes de pessoas que já morreram.


Informações da Folha.


Democratas seguem na luta pela PEC 300.




O Democratas ainda luta para que a PEC 300, que estabelece um piso salarial nacional para policiais e bombeiros de todo o país, seja incluída na pauta de votações da Câmara Federal. A matéria já foi votada em 1º turno e aguarda o 2º. O presidente da Comissão de Segurança Pública, Mendonça Prado (DEM-PE), informou que o presidente da Casa, deputado Marco Maia (PT-RS), comprometeu-se em, no dia 5 de julho, dar uma resposta aos deputados.

"Voltaremos a nos encontrar e a presidência deverá apresentar uma data, ou uma perspectiva que seja para que a PEC seja colocada em segundo turno", disse. Mendonça manifestou preocupação com as reações que poderão acontecer em função da demora no processo legislativo em relação a PEC . "Teremos consequências graves para o Brasil. Marco Maia está com a responsabilidade", completou.

Líder do Democratas na Câmara, ACM Neto também cobrou a aprovação da proposta. "Precisamos de mais investimentos em segurança pública. E melhorar os salários de quem trabalha na área da segurança é investir no combate ao crime organizado", salientou o parlamentar baiano.

O Democratas ainda luta para que a PEC 300, que estabelece um piso salarial nacional para policiais e bombeiros de todo o país, seja incluída na pauta de votações da Câmara Federal. A matéria já foi votada em 1º turno e aguarda o 2º. O presidente da Comissão de Segurança Pública, Mendonça Prado (DEM-PE), informou que o presidente da Casa, deputado Marco Maia (PT-RS), comprometeu-se em, no dia 5 de julho, dar uma resposta aos deputados.

"Voltaremos a nos encontrar e a presidência deverá apresentar uma data, ou uma perspectiva que seja para que a PEC seja colocada em segundo turno", disse. Mendonça manifestou preocupação com as reações que poderão acontecer em função da demora no processo legislativo em relação a PEC . "Teremos consequências graves para o Brasil. Marco Maia está com a responsabilidade", completou.

Líder do Democratas na Câmara, ACM Neto também cobrou a aprovação da proposta. "Precisamos de mais investimentos em segurança pública. E melhorar os salários de quem trabalha na área da segurança é investir no combate ao crime organizado", salientou o parlamentar baiano.




Aleluia cobra posição de senadores baianos sobre MP das Obras Secretas.



“A vergonhosa Medida Provisória 527, que institui o sigilo sobre os orçamentos das obras para a Copa e a Olímpiada, vai ser votada no Senado. Cadê os nossos senadores baianos que até o momento não se manifestaram sobre a execrável MP das Obras Secretas?", questiona o presidente estadual do Democratas, José Carlos Aleluia.


O líder oposicionista espera que o trio de senadores baianos dessa vez tome uma posição que honre o voto dos eleitores da Bahia. “No escândalo do enriquecimento ilícito do ex-ministro Palocci, que consternou a nação, só um deles, depois de provocado, abriu a boca. Agora eles ganharam mais uma chance de deixar claro para a população baiana de que lado eles estão. Se é o da transparência no trato da coisa pública ou o do obscurantismo que tantas facilidades criam à corrupção”.


Aleluia afirma que não é contra a Copa nem contra a Olimpíada, muito menos contra os investimentos. “Mas a transparência, a prestação de contas, é uma coisa fundamental no governo. Em qualquer lugar do mundo as pessoas cobram transparência. E no Brasil está se fazendo o contrário, embora transparência fosse a palavra mais usada pelo PT quando estava fora do poder”.


Para o presidente democrata, o Senado Federal existe como casa revisora. “É a última instância para estancar os absurdos que, às vezes, a Câmara dos Deputados comete. Eu espero que o trio de senadores baianos cumpra suas prerrogativas senatoriais. Qualquer manual de política prática coloca com clareza a necessidade de prestar contas. Qualquer governo tem que prestar contas. Tem a obrigação de dizer de onde vem e para onde vai o dinheiro. Não adianta ficar fazenda apenas festa para lançar plano A e plano B, e gastar às escondidas o dinheiro público”.



Fonte: Imprensa Democratas

domingo, 26 de junho de 2011

Aleluia a Merval Pereira: Governo deve cuidar da educação, saude e segurança.


A coalizão partidária que apoia o governo de Dilma Rousseff é a mais abrangente já organizada desde a redemocratização do país, unindo um leque amplo de partidos que vai, na teoria, da extrema-direita à extrema-esquerda, embora no Brasil seja difícil colocar-se partidos nos extremos do espectro político.

O PP tem características de extrema-direita quando o deputado Jair Bolsonaro radicaliza nas suas campanhas homofóbicas, ou defende a tortura como método de repressão política, mas não assume essas ideias como metas partidárias.

O PCdoB poderia ser classificado de extrema-esquerda, mas como se vê no debate sobre o novo Código Florestal, pode fazer acordos com os ruralistas na defesa mais abrangente da garantia da produção nacional de alimentos.

A disputa entre o Democratas e os dissidentes que deixaram o partido para formar o futuro PSD liderado pelo prefeito de São Paulo Gilberto Kassab demonstra que o espectro político que ocupa a centro-direita ainda pode ser um bom nicho eleitoral, embora nenhum político ouse assumir tal identificação.

O ex-deputado federal José Carlos Aleluia, na época em que foi líder do extinto PFL, chegou a esboçar uma definição mais explícita da posição doutrinária do partido, afirmando que pretendia ocupar o espectro político do centro para a direita.

Hoje, mesmo sem mandato, continua fazendo parte do grupo que “pensa” o Democratas, e acredita que o partido tem um papel “central” na política do país, evitando o termo “direita”.

Já o deputado federal Chico Alencar, do PSOL do Rio, acha que problema maior do que partidos não se assumirem como de direita é “partidos que deixaram os princípios da esquerda não reconhecerem isso”.

Ele diz que os que classificam o PSOL de 'extrema-esquerda' “quase sempre são aqueles que ainda enxergam, com óculos de lentes interessadas, postura de esquerda no PT, PC do B, PSB, PDT”.

Chico Alencar define como “princípios da esquerda” a aposta na radical igualdade entre os seres humanos, respeitada sua diversidade, e sua viabilização na igualdade de oportunidades, através do que chama de “democracia de alta intensidade”, de participação popular permanente, da socialização dos grandes meios de produção e dos meios de governar.

A busca do socialismo, que ainda consta do ideário do PT, por exemplo, seria, para Alencar, “obra de longo prazo histórico, a ser construída por milhões de cidadãos conscientes - sob pena de ser um arremedo autoritário de socialismo, com suas 'dachas' e 'nomemklaturas', como tantas vezes já aconteceu”.

Segundo ele, muitos partidos com socialismo no nome ou no programa não têm, hoje, qualquer compromisso com esse projeto: “flexibilizaram fronteiras éticas e ideológicas, curvaram-se à lógica pragmática do poder. E, assim, vão sendo deteriorados pelo clientelismo, pelo fisiologismo, pelo patrimonialismo, pelas campanhas eleitorais milionárias com cabos eleitorais pagos - o que antes era uma heresia”.

O deputado Chico Alencar cita caso Palocci, a quem classifica de “próspero dirigente do PT”, como o exemplo mais recente desta degradação. Mas cita também “o jovem Gabriel Chalita, tido como promissor quadro político, originário do PSDB, eleito deputado federal pelo PSB e agora no PMDB”, que para justificar essas mudanças, alega que "todos os partidos são iguais".

Na análise de Chico Alencar, há, no Brasil, um “centrão conservador” que cria identidade, de fato, entre PT/PMDB e seus caudatários e PSDB/DEM e outros; entre governo e oposição conservadora. Inclusive em grave naturalização da corrupção, com um polo anulando a crítica do outro, por inautêntica.

“O anódino PSD de Kassab, onde tudo cabe, é expressão dessa descaracterização (hegemônica) política”. Para ele, “os gatos podem se parecer pardos, mas não são, e nem cabem, todos, no mesmo saco, embora estejam, em conflito, na mesma cena política institucional”.

O ex-deputado José Carlos Aleluia entende que as críticas aos partidos políticos “refletem o desconforto geral com a insensibilidade da classe política no que respeita à reforma política - ignorando solenemente que no governo representativo a democracia se exerce através de partidos políticos - e não há porque multiplicá-los”.

Em termos programáticos, diz ele, devem advogar determinado modelo de sociedade, que não são muitos. Aleluia reivindica para seu partido “a procura de formas de melhorar a qualidade do processo político, inclusive não nos limitando à atuação legislativa”.

Ele destaca que decorreu de iniciativa do Democratas a decisão do Supremo Tribunal Federal de que o mandato pertence ao partido, “oficializando nosso entendimento, nos termos da Constituição”.

Graças a tal decisão, destaca Aleluia, passou a vigorar o princípio da fidelidade partidária, “sem dúvida grande avanço”.

Ele ressalva que, a partir da criação da Frente Liberal “que viabilizou a transição pacífica dos governos militares, através da eleição de Tancredo Neves”, seu partido nunca pretendeu se situar à esquerda do espectro político, nem sequer se confundir com a social democracia.

“Na verdade, ocupamos um papel central na vida política do país, assegurando a convocação da Assembléia Constituinte, compromisso que havíamos assumido no processo de abertura; alertando a Nação para os retrocessos que a Carta inseria e corrigindo-os, quando se apresentou a oportunidade”.

Aleluia, depois de destacar que seu partido sempre trabalhou para garantir o funcionamento das instituições democráticas, diz que o Democratas mantém “os mesmos princípios e a determinação de construir uma nação onde o estado seja regulador e não protagonista em áreas em que a iniciativa privada é mais competente e tem mais a contribuir com o Brasil. Entendemos que o Estado deve cuidar prioritariamente da educação, da saúde e da segurança dos brasileiros”.


Fonte: O Globo

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Aleluia: ‘Comparado ao momento atual, Caso Collor iria para Pequenas Causas’.


Ainda na entrevista concedida aos apresentadores do Bahia Notícias no Ar, Samuel Celestino e Daniela Prata, o presidente estadual do Democratas, José Carlos Aleluia, atacou o governo federal, a base governista e o que ele chama de “perda de referência quanto à ética”, em relação aos atuais casos que envolvem o Poder Público. O dirigente citou a saída do ex-ministro da Casa Civil, Antônio Palocci (por suspeita de enriquecimento ilícito), a recente denúncia contra o titular das Ciências e Tecnologia, Aloízio Mercadante (apontado como chefe do “Dossiê dos Aloprados”), a aprovação na Câmara Federal do sigilo em orçamentos para a Copa e a Olimpíada e a última descoberta de que o governador fluminense, Sérgio Cabral (PMDB), viria passar o fim de semana em Porto Seguro às custas de empresários que têm negócios com o Estado. “A ética foi usada por eles para chegar ao poder. Agora as pessoas estão perdendo a referência quanto à ética. O que está acontecendo agora é de tal ordem que o senador Pedro Simon (PMDB) disse, na semana passada, que os crimes atuais de corrupção desse período petista são tão grandes que a CPI que condenou Collor poderia ter enviado o processo dele para o Tribunal de Pequenas Causas”, alfinetou.


Fonte: Bahia Notícias


Aleluia cobra posição de eleitores dos ‘adesistas’.


O presidente estadual do Democratas, José Carlos Aleluia, em entrevista ao programa Bahia Notícias no Ar, da Rede Tudo FM, nesta terça-feira (21), comentou sobre o atual cenário político nacional e fez duras críticas à atual composição da Câmara Federal. Ex-deputado, ele também cobrou uma reação de eleitores que votaram em parlamentares da oposição que caminham para legendas consideradas “adesistas”. “No Brasil virou moda. Todo mundo quer ir para o governo. Todo mundo quer virar corretor de obra para o interior. As pessoas só têm olhado para a obra que veio. Não interessa se ela veio com o vírus da corrupção, com o vírus do superfaturamento. [...] Estamos em um momento de adesão jamais visto nesse país. São eleitores traídos que precisam cobrar isso no futuro”, criticou. Ainda sobre o tema, Aleluia desdenhou da nova sigla a ser criada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. “Criou-se um partido balsa. Esse PSD foi criado com o propósito de burlar a lei de fidelidade partidária. Fazer com que a oposição ficasse menor ainda”, afirmou.

Fonte: Bahia Notícias

Um papel central na vida política do país.



Caro,
Merval Pereira
Em primeiro lugar desejamos felicitá-lo pela nova condição de imortal, ao ser eleito para a Academia Brasileira de Letras, escolha das mais merecidas, porquanto representa o que há de melhor no jornalismo brasileiro, na medida em que empenhado no debate de idéias.
.
Ao escrever-lhe queremos fazer uma ponderação, a propósito do seu artigo publicado no dia 3 de junho.

Entendemos que o artigo em apreço reflete o desconforto geral com a insensibilidade da classe política no que respeita à reforma política - ignorando solenemente que no governo representativo a democracia se exerce através de partidos políticos - e não há porque multiplicá-los. Em termos programáticos, devem advogar determinado modelo de sociedade, que não são muitos.

Parece-nos, seria de justiça destacar que nos notabilizamos na procura de formas de melhorar a qualidade do processo político, inclusive não nos limitando à atuação legislativa. Cabe lembrar que decorreu de nossa iniciativa que o Supremo Tribunal Federal tornasse oficial o nosso entendimento que, nos termos da Constituição, o mandato pertencia ao partido. Graças a tal disposição, passou a vigorar o princípio da fidelidade partidária, sem dúvida grande avanço.

Outra ressalva que entendemos ser-nos merecida diz respeito ao fato de que, a partir da criação da Frente Liberal - que viabilizou a transição pacífica dos governos militares, através da eleição de Tancredo Neves - nunca pretendemos nos situar à esquerda do espectro político nem sequer nos confundir com a social democracia.

Na verdade, ocupamos um papel central na vida política do país, assegurando a convocação da Assembléia Constituinte, compromisso que havíamos assumido no processo de abertura; alertando a Nação para os retrocessos que a Carta inseria e corrigindo-os, quando se apresentou a oportunidade. E, mais que tudo, trabalhando incansavelmente para assegurar o normal funcionamento das instituições.

A Frente Liberal deu origem ao Democratas, que mantém os mesmos princípios e a determinação de construir uma nação onde o estado seja regulador e não protagonista em áreas em que a iniciativa privada é mais competente e tem mais a contribuir com o Brasil. Entendemos que o Estado deve cuidar prioritariamente da educação, da saúde e da segurança dos brasileiros .

A esse propósito, tomo a liberdade de recomendar-lhe publicação do National Institute for International Affairs, mantido pelo Congresso norte-americano, com recursos do conhecido Endowment for Democracy. Tem este expressivo título: Manual on Political Party Identity and Ideology (2008). Pode ser acessado no link

Seu atento leitor,

José Carlos Aleluia,

Vice-Presidente Nacional do Democratas

E Presidente da Fundação Liberdade e Cidadania.


terça-feira, 21 de junho de 2011

Brasil tem carga tributária 'suave' para ricos, diz estudo.


Um levantamento de uma associação internacional de consultorias indicou que o Brasil tem uma carga tributária considerada leve para as classes mais altas.

Segundo a rede UHY, com sede em Londres, um profissional no Brasil que recebe até US$ 25 mil por ano – cerca de R$ 3.300 por mês – leva, após o pagamento de imposto de renda e previdência, 84% do seu salário para casa.

Já os profissionais que recebem US$ 200 mil por ano – cerca de R$ 26.600 por mês – recebem no final cerca de 74% de seu pagamento.

Entre 20 países pesquisados pela UHY, essa diferença de cerca de 10 pontos percentuais é uma das menores.

Na Holanda, onde um profissional na faixa mais baixa recebe um valor líquido semelhante ao do Brasil após os impostos e encargos (84,3%), os mais ricos levam para casa menos de 55% do salário.

A lógica também se aplica a todos os países do G7, o grupo de países mais industrializados do mundo (EUA, Canadá, Japão, Grã-Bretanha, Alemanha, França e Itália).

Nos EUA, enquanto os mais ricos levam para casa 70% do salário, os profissionais na faixa dos US$ 25 mil anuais deixam apenas um décimo da renda para o governo e a previdência.

Tributação ‘esdrúxula’

O representante da UHY no Brasil, o superintendente da UHY Moreira Auditores, Paulo Moreira, disse que a pesquisa revela o caráter “esdrúxulo” da carga tributária brasileira.

Com grande parte dos impostos sendo coletada de forma indireta, a carga tributária brasileira total supera a tributação à pessoa física, e é estimada em 41%.

Como esses tributos circulam embutidos nas mercadorias e serviços consumidos pelos contribuintes, aplicam-se de forma igual a ricos e pobres, explica.

Para Moreira, entretanto, essa suposta “justiça” tributária é ilusória, porque as classes mais altas têm formas de evitar o pagamento de impostos sobre consumo fazendo compras no exterior ou recorrendo a outros artigos de consumo.

“Se o sujeito ganha R$ 3 mil, a renda dele tem de ser praticamente consumida em bens de consumo geral: sabonete, comida, arroz, roupas, gasolina, as coisas que são de grande consumo e que são taxadas com mais rigor”, explica o especialista.

“Quem tem uma renda alta, após um primeiro momento dos bens de consumo geral, passa a ter consumos mais sofisticados, produtos menos taxados, obras de artes, enfim, artigos de difícil controle na tributação.”

O porta-voz da UHY diz que outro fator que contribui para fazer do Brasil um país pouco “equânime” no quesito tributário é o teto aplicado à contribuição previdenciária.

O imposto de 11% sobre o salário é aplicado somente até o valor de R$ 3.038,99, o que quer dizer que trabalhadores que ganham acima disso têm uma fatia maior do seu salário livre de descontos que os que ganham dentro da faixa.

Atração de mão-de-obra

Entretanto, como lembra o UHY, o imposto sobre a renda pessoal é um dos instrumentos utilizados pelos países, sobretudo emergentes, para atrair mão-de-obra qualificada.

Dubai e a Rússia, por exemplo, são os dois países com menor nível de tributação e não fazem nenhuma diferenciação entre a taxa aplicada sobre a renda dos profissionais em qualquer das duas faixas analisadas.

Enquanto um profissional na Rússia leva 87% do seu salário após os impostos e encargos – independentemente da faixa de salário –, Dubai tem alardeado seu regime de “imposto zero” como um dos maiores atrativos de se trabalhar no emirado.

Depois destes países, as primeiras posições entre as nações com carga tributária mais leve para as classes privilegiadas são todas ocupadas por emergentes, como Egito, Estônia, Brasil e México.
Além disso, todos os países emergentes da pesquisa diferenciam relativamente pouco entre profissionais de renda alta e mais baixa.

“As companhias olham para o nível de tributação sobre a pessoa física para decidir onde investir”, disse o sócio da UHY Hacker Young, o britânico Mark Giddens.

“Se a taxação for muito alta, elas podem ter dificuldades em atrair talentos.”

Paulo Moreira diz que o Brasil não é exceção a esta regra, e que a tributação leve para as classes mais altas é “um fator favorável na atração do talento”.

“Essa é uma escolha dura: ou se facilita a vida dos menos qualificados (que ganham menos) ou a vida dos mais qualificados”, raciocina.

“O argumento é que mais qualificados trarão tecnologia e conhecimento, e que tecnologia e esse conhecimento, por sua vez, trarão condições de melhorar também os menos qualificados.”

Fonte: IG Economia

Petrobras perdeu US$ 47 bilhões no segundo trimestre, a maior queda entre as companhias abertas da América Latina e dos EUA


A Petrobras foi a companhia que registrou maior queda de valor de mercado até agora no segundo trimestre deste ano entre todas as companhias abertas da América Latina e dos Estados Unidos, segundo levantamento da Economática.

Em 31 de março deste ano, o valor de mercado da Petrobras correspondia a R$ 247,1 bilhões. Já ontem, a empresa valia US$ 199,8 bilhões, uma queda de US$ 47,2 bilhões, de acordo com cálculos de Einar Rivero, da Economática.

A perda é próxima ao valor de mercado total do Banco do Brasil, que é de US$ 48,8 bilhões.

Ontem as ações ordinárias da Petrobras terminaram em queda de 0,66%, cotadas a R$ 25,50. Os papeis preferenciais recuaram 0,60% para R$ 23,10. Já o índice Ibovespa teve alta de 0,18%, aos 61.168 pontos.

A segunda maior queda, no mesmo período, é do Google, cujo valor de mercado caiu US$ 32,5 bilhões (de US$ 188,7 bilhões para US$ 156,1 bilhões). Em terceiro, a Apple (o valor caiu de US$ 321 bilhões para US$ 291,5 bilhões), com uma perda de US$ 29,4 bilhões.

Em quarto, está o Bank of America, cujo valor caiu de US$ 135 bilhões para US$ 107,4 bilhões – um recuo de US$ 27,5 bilhões.

Em seguida, aparece o Wells Fargo, com uma perda no valor de mercado de US$ 24,5 bilhões (de US$ 167 bilhões para US$ 142,5 bilhões).

A segunda companhia brasileira com maior perda do mercado é Vale, que aparece no 16º lugar no ranking das empresas abertas da América Latina e dos Estados Unidos. No mesmo período, o valor da Vale caiu de US$ 163,6 bilhões para US$ 150,8 bilhões, uma queda de US$ 12,7 bilhões.

Já a terceira brasileira com pior desempenho é a OGX, de Eike Batista, em 20º no ranking. A perda da OGX é de US$ 10,4 bilhões (uma queda de US$ 39 bilhões para US$ 28,6 bilhões).

Segundo analistas do mercado, o desempenho da Petrobras este ano está sendo bastante afetado pela excessiva interferência do governo na empresa.

Na sexta-feira passada, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, presidente do conselho da Petrobras, reprovou pela segunda vez o plano de investimento da empresa para os anos de 2011 a 2015.

Nunca o governo federal foi tão duro com a Petrobras.

O governo deu dez dias para a companhia apresentar um novo plano. A Petrobras pretendia investir US$ 250 bilhões, mas, na próxima revisão, o plano deve baixar para o patamar atual, de US$ 224 bilhões.

Fonte: IG, Guilherme Barros

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Aleluia: Wagner comete disparate ao dizer que melhoria de condições de vida aumenta violência no Nordeste.



“Se já não bastassem as explicações estapafúrdias para justificar os números do Topa desmentidos pelo Censo 2010, o governador Jaques Wagner me sai agora com a pérola de que ‘a violência cresceu em todo o Nordeste por causa da melhoria das condições de vida na região’”, comenta o presidente estadual do Democratas, José Carlos Aleluia, sobre a declaração dada pelo governador em entrevista à Rede TV, no último domingo.


Para o líder oposicionista, ao contrário do que afirmou o governador ao jornalista Kennedy Alencar o crescimento da violência não é generalizado no Nordeste. “A exemplo de Pernambuco que sempre apresentou índices de criminalidade superiores aos baianos, vários estados estão conseguindo reduzir suas ocorrências criminosas. A grande surpresa é o crescimento exponencial da violência na Bahia nos últimos anos”.


Aleluia destaca ainda o disparate do governador ao relacionar o aumento da violência na região com a melhoria das condições de vida. “Que lógica pelo avesso é essa que o nosso ilustre governador quer nos fazer crer agora. Quer dizer que o aumento da renda e a diminuição do desemprego geram mais criminalidade? Wagner mesmo vive propagandeando o aumento do emprego na Bahia”.


Fonte: Imprensa Democratas